top of page

Análise de dados e automação para redução de custo com nitrogênio na M&G Polímeros

A M&G Polímeros utiliza nitrogênio para transportar PTA. A fim de assegurar o abastecimento da fábrica havia um contrato com a White Martins para que fosse mantido um caminhão-tanque na fábrica 24h/dia.

Através de análise do processo, verificou-se que o uso do nitrogênio do caminhão ocorria em 2 situações: 1) pico de produção e 2) baixa de produção.

No pico, falta pressão de nitrogênio nas linhas e o nitrogênio do caminhão era utilizado para compensar a baixa. Na baixa de produção, a pressão gerada pelos compressores se elevava significativamente, causando o desarme do sistema de produção de nitrogênio.

Resumo da ópera: através da análise dos dados do processo, nosso cliente verificou que era muito mais barato jogar nitrogênio excedente na atmosfera nos momentos de pico e parar uma linha de transporte momentaneamente num momento de baixa, do que manter o contrato com a White Martins.

A solução foi, então, implementar um sistema que monitora a pressão na linha de nitrogênio e abre uma válvula de escape quando ela sobe ou bloqueia o abastecimento de alguma linha quando a pressão baixa.

Projeto executado. Resultados saltaram aos olhos. O payback se deu em dias (não foram meses nem anos).

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page